5 de setembro de 2007
 

A patinação no Canadá



IMG_1159
Imagem de Atomas27.
Estou lançando neste post uma série de reportagens sobre a patinação em outros países, e começo pelo Canadá. A X.O. vai mandar uma matéria da patinação na Austrália depois, e agora que eu já disse todo mundo vai cobrar hehehehehe.

Vamos lá. O Canadá é um país de primeiro mundo e como tal possui toda a infra-estrutura para a locomoção de seus habitantes. Rodovias impecáveis, ruas lisas, largas e vazias (o Canadá é uma país vazio). Patinar lá é quase um sonho para quem está acostumado com os buracos, o péssimo asfalto e os motoristas mal-educados. E o melhor disso tudo é que eles pensam não só nos automóveis, mas nas bicicletas e SIM, nos patins também.

Em quase todas as grandes avenidas e em algumas ruas secundárias existem ciclovias onde bicicletas e patins são muito bem-vindos. Diga-se de passagem que a limitação entre a ciclovia e a rua é na maioria das vezes uma faixa de tinta no chão, e todos os carros respeitam muito essa linha. Veículos verdes, como eles chamam, são sempre prioridade. Sendo assim, vê se muito patins como meio de locomoção pra gente que vai pra escola, pro trabalho, levar o cachorro pra passear e tudo o mais.

As áreas de lazer também são fantásticas para os patins. Eu mesmo patinei duas vezes no Autódromo de Montréal pois ele é aberto 24/7 pra prática de esportes (só fecha para os prêmios automobilísticos). O asfalto é P-E-R-F-E-I-T-O e existem muitos praticantes de patinação de velocidade o dia todo. Não é a toa que o Brasil sempre apanha nessas modalidades. Não tem como competir com a estrutura que os canadenses tem gratuitamente e com muita qualidade.

A parte ruim da história é que, fora esses patinadores no autódromo, quase não se vê pessoas que patinam por diversão. Todo mundo usa os patins como veículo de locomoção do dia-a-dia e isso causa um fenômeno interessante. Na nossa língua dos Morcegos, muitos patinadores canadenses poderiam ser enquadrados no conceito de "panguão", pois só sabem andar para frente (e olhe lá) e num ritmo bem sossegado. Quando fiz algumas manobras de slalom, quase me proclamaram Rei da patinação hehehe.... e olha que eu sou panguão.

Ainda assim, na última sexta-feira do mês acontece o Critical Mess, que é quando juntam-se centenas de ciclistas e patinadores e, escoltados pela polícia canadense, fazem um rolê pela cidade por quase 3 horas. É sensacional, e embora eu não tenha ido, vi muitos vídeos e fotos e aprovei.

Bem, em resumo este é o quadro da patinação no Canadá. Sem dúvidas de que a experiência vale a pena e gostaria muito de ver toda a morcegada reunida onde estive dando os rolês. Mas tem que ser no verão hein? Porque depois o país se enche de neve e aí só o patins no gelo. que é a real especialidade deles.

Fui.

Comentários:

Como vai Thiago, seus post sempre com um conteúdo interessante e bacana. É uma pena no nosso país não existir o mínimo de infra-estrutura para a prática de vários esportes inclusive o patins, até mesmo no Ibirapuera que concentra um grande número de esportistas as condições são mínimas e precárias.

postado por Blogger Gustavo Melo : 10 de outubro de 2007 às 13:28  

Fala Coringa,

Obrigado pelo elogio! Estou precisando de inspiração ultimamente para mais alguns posts... logo logo terei novidades.

Eu também lamento as condições que temos para patinação... mas também né? Não existe em Sampa condição nem para as bikes que são bem mais famosas, quanto mais pra gente.

Grande abraço!

postado por Blogger Thiago : 10 de outubro de 2007 às 20:11  

Postar um comentário | Home