30 de junho de 2009
 

Esse tal de ABEC




Essa é uma sigla que gera muitos questionamentos para quem está comprando um patins ou precisa de rolamentos novos. Afinal de contas, o que é ABEC ?

O objetivo desse post é o de tirar algumas dúvidas e falar um pouco sobre rolamentos, mais especificamente sobre a sigla ABEC. Pois existe um estudo muito vasto e técnico sobre o assunto e para que a leitura não fique maçante vou tentar falar apenas do que realmente interessa para nós patinadores.
ABEC nada mais é que uma sigla cujo significado é Annular Bearing Engineering Committee or Council (Comitê de Engenharia de Rolamentos Anulares), legal, mas o que esse comitê tem a ver com especificação de rolamentos ?

Bom, foram eles que estabeleceram normas de tolerância e precisão de rolamentos. Todo rolamento ABEC é tido como rolamento de precisão, ou seja, eles foram fabricados seguindo especificações mais rigorosas, visando maior performance, por isso é utilizado nos nossos patins, skates, patinetes, etc...
A escala ABEC segue a seguinte ordem: ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7, ABEC 9.
Quanto maior o número atribuído, maior a precisão no processo de fabricação do rolamento. Uma pergunta que deve surgir neste momento: Essa escala afeta na velocidade do meu patins ou skate ?

Não, para a velocidade que andamos ou corremos todos os ABEC apresentam o mesmo desempenho, pois este é um tipo de rolamento desenvolvido para altas rotações, o limite de rotação de um rolamento 608 (o que usamos) é de 32.000 RPM, isso traduzido em velocidade seria algo em torno de 531,08 km/h, ou seja, a velocidade que conseguimos atingir está muito abaixo da capacidade máxima que o rolamento pode oferecer.
Os fatores que mais influenciam na velocidade final são: a qualidade do material que foi utilizado na fabricação, o tipo de lubrificante utilizado, as condições de conservação, etc...
Enfim, é mais importante saber a procedência do rolamento (se ele foi fabricado por uma empresa confiável, e de nome no mercado) do que a escala ABEC do mesmo.
Espero ter ajudado a desmitificar esse assunto tão polemico, beijos e abraços !

Comentários:

Valeu pela postagem! Não sabia da história dos ABEC. Muito bom!

postado por Blogger TIAGO® : 1 de julho de 2009 às 20:45  

Nem eu sabia rs.
Muito interessante e verdadeiro, pois um rolamento abec 1 da Roller Blade é equivalente a um abec 7 da trax. Valeu pelo post.
abrçs

postado por Blogger Unknown : 2 de julho de 2009 às 17:38  

Meu skate tinha ABEC 1 e andava muito!!

Meu patins antigo tinha ABEC 3 no lado da rodinha e ABEC 1 do outro lado. E andava normal...

Agora, o rolamento q a powerslide vende eh muito bom.

postado por Blogger Vital : 5 de agosto de 2009 às 16:46  

Olá sou eder bicudo de fortaleza ceará patinador veterano e atual presidente da FCP Federação Cearense de Patinação www.fcpceara.org , e coloquei essa materia la no site com o link paara o seu blog. parabéns pelo o trabalho pelo esporte da patinação....

postado por Anonymous eder bicudo : 6 de agosto de 2009 às 10:40  

obrigado Eder !

postado por Blogger Touche : 13 de agosto de 2009 às 11:27  

Eder, muito bacana o site da FCP! Vamos divulgar na comunidade do Orkut Morcegos Patins Clube! Abs.

postado por Blogger Unknown : 18 de agosto de 2009 às 21:56  

Muito bom!

postado por Blogger phw : 20 de agosto de 2009 às 03:01  

Bacana, tirei minhas duvidas sobre o Abec. Tenho outras duvidas...rs. Queria comprar um bom patins in line. Gostaria de algumas dicas de equipamento, marca, modelo. Vem especificado na caixa o lance do Abec? To morando na Africa do Sul, em Cape Town. Não vi muitas lojas q vendem o In Line. Abraço

postado por Blogger Unknown : 23 de maio de 2010 às 08:23  

Estou a procura de um Patins, quando era mais jovem (15 anos) eu comecei a praticar o esporte com um patins que ganhei de uma tia, bem, não eram bons e assim que comecer a praticar algumas manobras mais pesadas, o patins não aguentou e estragou, na época nao tinha condiçoes, era um garto de 15 anos sem trabalho e de familia pobre, consequentemente abandonei o esporte.

Hoje ainda gosto de patinar, moro no Rio em frente à lagoa, e quero comprar um patins verdadeiramente bom pra que se me disperte a vontade de fazer mais do que apenas patinar, eu ter um patins de alta qualidade, que nao me deixará na mão, mesmo por que ainda nao sou rio, continuo com as mesmas condições, mas so que agora podentro trabalhar e comprar o que quero, porem tem aluguel, e todas as despesas e assim nao poderia esbanjar e ficar comprando vairos patins... bem, o lance é que quero realmente ter um de boa qualidade, encontrei um site, e como leigo total gostei de um par de patins, segue link
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/patins-street-profect-ideal-para-manobras--9WZMJ1G1FD

Mas tenho medo, pois nao entendo muito.
se pudesse me ajudar eu ficaria grato, nao tenho blog, poderia responder no e mail: mateusmadeira@yahoo.com.br
gostaria de sua opnião sobre, desempenho, durabilidade, etc...
ou até uma indicação....
aguardo ancioso... obrigado
Mateus

postado por Anonymous Mateus : 28 de maio de 2010 às 09:33  

Ocean,
Tudo depende do que você quer fazer com o patins, já que existem várias modalidades, mas caso queria apenas para patinar, compre um patins inline ''fitness''..enfim, marcas: rollerblade ainda é a melhor!

Mateus,
Não compre este patins que esta no link!! Não faça isso, pois se arrependerá. Uma dica: existem vários grupos de patinação no Rio, o talvez mais conhecido ''Rio Inline''. Procure-os e tenho certeza que irá tirar todas as suas dúvidas com eles. Use o orkut como referência, pois lá eles possuem uma comunidade. Nós Morcegos também possuímos.

...Abs.

postado por Blogger Unknown : 13 de junho de 2010 às 18:54  

Gente me contacta pelo meu e-mail.. será que vcs podem me indicar um cnto massa pra comprar um patins pra iniciante, tipo acho muiito massa esse esporte quando pequena semrpe ia ao calçadão perto da minha casa e ficava la patinando, mais dai cresci e me liguei a outro esporte e estou querendo voltar pra esse, moro em Fortaleza, me ajudem aii gente!
vlw ;)

postado por Blogger Roots : 30 de junho de 2010 às 13:33  

Roots,
Faça uma pesquisa de lojas ou pessoas que possam vender em Fortaleza. O interessante é você experimentar o patins, dando uma volta, ver se esta confortável no pé, ver a questão do tamanho, etc. Além disso, você consegue comprar pela internet também, mas tome cuidado com a confiabilidade do site. Na comunidade dos morcegos, temos um tópico de classificados onde os membros vendem alguns patins...abs.

postado por Blogger Unknown : 24 de julho de 2010 às 12:39  

Olá!! gostaria de saber uma informação!!... qual site é confiavel para comprar um Fusion X5 ?? obrigada!! respondam no meu email... fbm_109@hotmail.com

postado por Anonymous Francine : 19 de janeiro de 2011 às 13:31  

Oi,gostaria de saber qual é um bom patins para comprar para mim,eu tenho 14 anos e primeiramente é só para andar no parque mesmo(no máximo de costas)husahuauhs, mas nunca se sabe.Eu gosto muito do esporte e talvez eu me aprofunde mais.Eu quero um patins bom, mas que não seja muito caro.Estava pensando em algum modelo da traxart,oq vc acha??

postado por Anonymous Anônimo : 30 de setembro de 2011 às 02:04  

Olá!!!! Sou iniciante no patins e sempre vejo alguém dessa turma lá no Villa Lobos. Bom, ganhei um patins, um Red Nose e estou detestando....o patins é ruim mesmo ou eu que estou exigente?

Fabiana

postado por Anonymous Anônimo : 10 de novembro de 2011 às 23:00  

valew cara ajudou muito, tirou minha duvida e esclareceu tudo agora...

postado por Blogger 1 : 28 de julho de 2012 às 23:20  

Oi! Primeiramente parabéns pela matéria, muito interessante e tirou bastante dúvidas! Agora, queria sua opinião se possível.
Queria encontrar um patins que fosse bom ou pelo menos razoável, só para poder acompanhar meu namorado em suas caminhadas. Resumindo, seria só pra diversão mesmo, sem manobras e velocidade extrema. Estava interessada em um da red nose...vc acha que ele é bom ou pelo menos resistente (que é minha maior preocupação)?
Aguardo resposta e desde já obrigada! ^^

postado por Blogger Cidinha : 10 de agosto de 2012 às 11:53  

O Red Nose é muito ruim, apesar de fabricado pela Bel Sports! O rolamento é horrível, desconfortável demais, além de vagabundo! Não recomendo! Comprei um, usei uma única vez e não aguentei nem 20 minutos com ele no pé!

postado por Blogger Unknown : 21 de novembro de 2012 às 20:56  

Eae mateus eu tambem estou a procura de um patins bom e toda as pesquisas q eu fis sobre patins o top de todos na categoria street e o remz . Ele e o número 1 agora o 2 e o razor o 3 e o traxxart depois tem o k2 fatty . Eases dai e o q eu vi Mai's em todos os topicos espero Ter ajudado

postado por Anonymous Anônimo : 14 de dezembro de 2012 às 20:21  

Ajudou muito não sabia tambem o que era!

postado por Blogger Edivaldo ES : 23 de setembro de 2013 às 14:38  

Oi, estou querendo comprar um patins para patinar nos finais de semana, algo mais para diversão, estou muito em dúvida em qual patins comprar. O Patins Fila Master GLX Lady é bom? Obrigada Érica

postado por Anonymous Anônimo : 29 de outubro de 2013 às 14:24  

Oxer e bom?

postado por Blogger Unknown : 19 de fevereiro de 2016 às 16:35  

Oxer e bom?

postado por Blogger Unknown : 19 de fevereiro de 2016 às 16:36  

Oxer eh confiável??

postado por Anonymous Anônimo : 18 de outubro de 2016 às 12:08  

Olá pessoal!!
Preciso de um esclarecimento pois comprei um gonew no site net shoes ele tem rodas de 80mm e abc 9, mas são muito altas e gostaria de saber se posso comprar rodas de 64mm e rolamentos abc 7 ou outro rolamento para o mesmo modelo, ou até mesmo se eu poderia retirar os mesmos abc 9 que ja tenho é colocar nas rodas de 64mm????
Help!!!

postado por Blogger Unknown : 14 de novembro de 2016 às 23:24  

Olá, boa noite! Vejo que algumas pessoas perguntaram sobre o oxer, mas não há comentários sobre eles aqui! Acho que aqui onde moro o oxer está sendo mais acessível. O que vcs tem a dizer sobre eles já que quero um patins só pra lazer e é interessante que tenha freio. Obrigada!

postado por Blogger Ivana Mel : 26 de dezembro de 2016 às 23:00  

Estou comprando um patins tradicional 4 rodas e estou na dúvida
Entre honrar abec 7 couro sintético e o roller deby tecido acochoado excellerator 608 zb
Qual seria o melhor?
Pq são rolamentos diferentes e eu não sei identificar qual rolamento melhor
Me ajude por favor

postado por Blogger Unknown : 30 de janeiro de 2017 às 08:07  

Este comentário foi removido pelo autor.

postado por Blogger Mari Ribeiro : 28 de fevereiro de 2017 às 22:08  

Gostei muito do Post, simples e bem explicado.

Parabéns!

postado por Anonymous Graziela Ribeiro : 28 de fevereiro de 2017 às 22:16  

obrigado, ia perguntar, isso, mas ja achei com sua resposta

postado por Blogger JE : 29 de março de 2019 às 00:09  

Oi boa tárde em pessoal tenho 42 anos e quero voltar a patinar qual e a melhor marca de patins de mais durabilidade alguem pode me indicar

postado por Blogger João Neto : 26 de setembro de 2019 às 17:40  

Postar um comentário | Home